15 de abr. de 2011

Poética da Imagem


Para compreender uma produção fotográfica, bem como seus processos de criação e produção, temos que mergulhar no mundo das imagens, pois nada substitui a experiência de ver, por isso convém dar destaque ao olho, instrumento neutro, o encontro do cérebro com o mundo.
O olho nos induz uma definição habitual de espectador que é ver, comparar, elaborar conexões, estabelecer relações, criar expectativas, compreender, olhar para uma imagem e explorar suas potencialidades narrativas.
A imagem é destinada a agradar e causar anseios, uma fusão de arte, realidade, estética e representação, uma busca para reconhecer e identificar processos da nossa realidade visual. (A Imagem – Jacques Aumont)
Nessa cultura visual podemos pensar fotografia como reconhecimento do olhar e transmissão de percepção sendo:
a) reconhecimento das características do mundo real, cores, texturas, proporções de tamanho e um tempo narrativo representado pela composição dos elementos no quadro, uma mistura visual e temporal de uma cidade, a realidade como unidade expressiva.
b) prazer, satisfação psicológica e de contemplação, uma suposta tentativa de reencontrar o visual reconhecido, “dominável”, o tempo narrativo e o eixo histórico “ponte/prédios/tempo”, o reconhecimento não apenas do espaço representado, mas, também o espaço plástico que é a imagem.
A cada dia novas tecnologias fazem combinações e se entrelaçam para trazer uma realidade híbrida entre arte, artista e ferramentas, na qual não se discute a “veracidade”, mas as “doses” de intervenções, essas, por sua vez, estão diretamente ligadas à representatividade da fotografia. São muitos os procedimentos relacionados ao momento do “click”, onde depois podemos voltar no tempo com tratamentos, buscando estética narrativa, expressão criativa, repertório cultural e olhar.
O importante é que, no novo cenário cultural e visual, é possível pensar a fotografia de forma mais abrangente, não para dizer que sempre foi assim, mas para reconhecer que hoje se pode olhar de maneira diferente.
A fotografia é hoje, produto cultural que contribuiu e continua contribuindo de forma categórica para a transmissão das mais variadas experiências perceptivas, representativas e imagéticas.

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